Hélice
Voltar Home Acima Avançar

Produtos de Durabilidade e Serviços com Qualidade

 

 

Seleção do Hélice

A escolha correta do hélice para cada combinação especifica da embarcação garantirá ao motor uma boa duração e a embarcação um bom rendimento. Um hélice deverá ser selecionado cuidadosamente de acordo com o tipo da embarcação, o motor, o uso ao qual a embarcação se destina, e a carga-capacidade estimada da embarcação.

 

Nota: A escolha incorreta de um hélice poderá diminuir a duração do motor, afeta, o rendimento da embarcação ou causar graves avarias ria cabeça de força.

 

 

Procedimento

 

O processo de seleção do hélice é muito importante no que se refere à duração do motor e o rendimento da embarcação. Faça a seleção com cuidado e minuciosamente levando em consideração os seguintes pontos:

 

• Durante o período de amaciamento do motor. Só opere o motor máxima aceleração em lapsos curtos para verificar a RPM em máxima aceleração.

 

• Ao experimentar vários hélices é necessário utilizar um tacômetro preciso para determinar as RPMs do motor a máxima aceleração.

 

• Selecione um hélice que se adapte bem ao proposito de uso determinado pelo cliente, e que permita o funcionamento do motor próximo ao ponto intermediário do regime de operação à máxima aceleração quando a embarcação contiver a sua carga habitual. Consulte as Especificações do Motor nesta seção.

 

• As RPMs do motor à máxima aceleração devem ser verificadas periodicamente para contrabalançar as variações de carga na embarcação.

 

• Um hélice ocasionalmente não cobrirá um vasto campo de ação no que se refere aos diversos usos da embarcação – ou seja, desde o esqui aquático até a navegação em alta velocidade. Em tais casos, talvez seja necessário possuir um hélice para cada situação específica.

 

Nota: Se as pás do hélice tiverem um passo muito grande. O motor estará funcionando abaixo do seu regime normal a máxima aceleração, a potência estará sendo perdida e poderão ocorrer avarias na cabeça de força. Se as pás do hélice tiverem um passo muito pequeno, o motor estará funcionando acima do sou regime normal à máxima aceleração e poderá ocorrer avaria resultante do excesso de velocidade.

Torça e retire todos os cabos das velas de ignição para evitar o arranque acidental do motor ao trocar os hélices

Rendimento do Motor Conforme o Tempo e a Altitude

As classificações de HP de todos os motores são aquelas que seriam obtidas sob condições padrões. Apesar disso, as mudanças de tempo e de altitude afetarão o desempenho de qualquer motor de popa. Alguns fatores que diminuirão a potência efetiva de um motor são: 

• A baixa pressão barométrica

• A temperatura alta

• O alto índice de umidade

• A altitude elevada

O rendimento pode diminuir visivelmente quando um motor estiver trabalhando num dia quente e úmido. Algumas vezes o tempo ou a altitude pode causar que as RPM do motor caiam abaixo do regime de operação recomendado. Neste caso, um hélice com um passo menor poderá ser usado para trazer as RPM de volta, para dentro do regime de operação. De qualquer maneira, a velocidade máxima da embarcação não será tão alta como num dia frio e seco.

 

Nota: A perda do rendimento do motor poderá ocorrer se um motor não tiver sido modificado adequadamente para ser operado num local com uma altitude elevada.

Para evitar avarias permanentes na cabeça de força, tenha certeza de que um motor modificado para trabalhar em altitudes elevadas seja identificado corretamente e recalibrado ao trabalhar em altitudes mais baixas.

Hélices

O hélice é o acessório mais importante quando se fala de performance em um barco. O hélice errado pode reduzir de 5 a 10 MPH da velocidade final da embarcação. Sem mencionar que a embarcação pode precisar de mais tempo até o planeio, gastar mais combustível e até mesmo danificar o motor.

Dica tenha sempre em seu barco um hélice sobressalente e chave para sua troca pois lembre que o hélice e como seu fosse seu estepe do seu carro.

Renegade, SST II, Raker, Renegade Offshore, Alumínio

Viper

Outboard Mariner Corporation (Bombardier). All Richts Reserved